quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Eu, Robô?

A internet deixou o mundo pequeno...
Agora a informação e conhecimento chegam ao seu destino em um clique. É muita facilidade entre uma gama gigante de aparelhos conectados: televisão, celulares, video games, GPS, tablets e até computadores!
Grande facilitador no trabalho, mandou para o lixo outros meios de comunicação como fax, telegrafos, telefones, telegramas.
Para quem busca conhecimento, a internet é um universo mágico! Todo tipo de informação pode ser facilmente encontrada ou propagada, transformando bibliotecas em museus de livros.
Assistimos ao vivo tsunamis, terremotos, e até morte de terroristas, muitas dessas informações divulgadas por interlocutores comuns como eu e você navegando no mundo globalizado... ora!!! estamos em todas as partes!
Podemos dizer que essa geração é onipresente, onisciente e onipotente.
Porém, todo esse deslumbramento informatizado trouxe problemas que não podemos ignorar.
Com a tecnologia do entretenimento precisamos investigar: que ponto a internet deixa de ser um facilitador do dia-dia, passando a atrapalhar o individuo e o meio em que vive.
Sabemos que existem muitas pessoas que priorizam o entretenimento digital ao ponto de abandonar tarefas simples do dia-dia, outras chegam ao ponto de ter a vida presa em um mundo virtual desligando-se completamente do universo fisico.
É importante rever e concientizar que a pessoa que domina a Internet é bem informada, mas a pessoa em que a internet domina tem a doença do futuro: Autismo Tecnologico.

O Autismo é uma patologia ou perturbação psicológica caracterizada pelo fato de toda a vivência do indivíduo estar centrada nele mesmo, apresentando uma indiferença aparente com a realidade que o rodeia e variável incapacidade de interagir com as pessoas a sua volta.
Que poder é esse que domina tanto uma só pessoa? Ou todas ao mesmo tempo?
Estamos dependentes. Se desligarmos a internet do mundo, ele pàra.
Revendo a historia vejo que a humanidade teve de enfrentar varios problemas de saúde em outras epocas: A geração da minha avó teve problemas como os da manga com leite, depois veio a era do colesterol, com a liberação sexual achavamos que a aids poderia acabar com a humanidade, mas agora a doença contemporânea é o autismo tecnologico, a doença do novo século.
Uma coisa é fato: Dos Estados Unidos da tecnologia ao Brasil dos emails furados de Dilma, da influencia de Rafinha Bastos ao banho de mar de Cicarelli.... a internet tem vida propria e não existe no mundo algo poderoso suficiente que possa segurar o poder quase divino de criar Deuses e Monstros. A internet não perdôa... forma, informa, fatura e domina.
Quando criança eu gostava de assistir filmes Hollywoodanos de ficção cientifica, me lembro de varios deles tendo como enredo o dominio da máquina sobre o homem.
Em filmes como Eu robo, Matrix, Minority Report entre outros, me divertia com estórias em um enredo fantasioso e distante demais da nossa realidade, a ficção parecia uma viagem irreal dos roteiristas.
Hoje percebo nesses filmes algo de premonição...
O futuro dos filmes chegou, a Internet é o novo Estado.
É a maquina dominando o Homem.


Um comentário:

  1. Nada substitui o contato, o olho no olho, o calor de uma abraço ... o cheiro de gente... e felizmente isso a máquina nunca irá nos oferecer. Lembro-me de uma época em que sentávamos na porta de casa para conversar com os vizinhos... nostálgico? Não... pendulares!!! Volto a insistir... somos PENDULARES... quem sabe ainda esteja viva pra assistir o equilíbrio entre a alienação da cadeira na varanda e o autismo tecnológico da internet... e ver o pêndulo parado no centro. Parabéns pela observação. Estamos rodeados de autistas... alguns são tecnológicos... infelizmente outros não.

    ResponderExcluir